
SEJA BEM-VINDO!
O Lar Dona Paula nasceu a partir de uma Vila Vicentina, a Vila Nossa Senhora de Fátima, criada nos anos 60, no bairro Padre Eustáquio, região noroeste de Belo Horizonte. O espaço era destinado para abrigar e amparar famílias em situação de vulnerabilidade social.
Com o crescente número de idosos na vila e a necessidade de uma assistência mais eficaz, os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) chegaram a conclusão que precisavam de um novo espaço. Ao lado da vila, havia um grande lote que foi adquirido graças a doação de uma senhora, conhecida como Dona Paula.
Em 25 de abril de 1967, iniciou-se a construção do prédio, que viria a abrigar o Lar Dona Paula, tornando realidade o sonho de atender um número maior de pessoas idosas. O lar foi inaugurado, oficialmente, em 3 de junho de 1979 com capacidade inicial para atender 75 idosos. Ao longo do tempo, a casa passou a admitir apenas mulheres e reduziu a sua capacidade para 56 pessoas.
Desde o início, a instituição contou com a colaboração da Congregação “Pequenas Irmãs da Divina Providência”, que prestou um relevante serviço ao lar até o ano de 2012.

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

NOSSA MISSÃO
Acolher idosos com vulnerabilidade social e atuar na melhoria da qualidade de vida e garantia de direitos.
SERVIÇOS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Para um acolhimento de qualidade, o Lar Dona Paula possui diferentes profissionais, como cuidadores de idosos e técnicos de enfermagem (24 horas por dia), fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeira, psicóloga, assistente social, médico, cozinheiros, auxiliares de serviços gerais, roupeiras, secretária e motorista.
Pensando também na sociabilização e em oferecer uma melhor qualidade de vida das idosas atendidas, o lar promove diversas atividades:
-
Apresentações musicais e de dança, realizadas por meio de parcerias com voluntários, como o Grupo Anjos da Dança e Sarau no Lar.
-
Atividades físicas, oferecidas em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por meio dos projetos Programa Vida Ativa e Lian Gong.
-
Passeios a pontos turísticos, participação em festas e atividades externas.
-
Celebrações religiosas, comemoração de datas festivas e aniversários e Dia da Beleza.
DIRETORIA
Presidente – Cláudia Cristina Campos Rodrigues
Vice-presidente – José Pereira Lobo
Secretária – Claudia Aparecida Cladeira Lima
1º Tesoureiro – Lídia Moreira Ferreira
2º Tesoureiro – Antonio de Pádua Ferreira Lima
CONSELHO FISCAL
Titulares: Newilton Mendes de Freitas
Maria de Lourdes Pinto Leandro Resende
Adilson Ottoni
Suplentes: Hélio Pinto Morais
José Gonçalves de Lima
Antonio Eustáquio Maia
Coordenadora: Danila Conceição Aparecida de Barros
Assistente Social: Magda d'Avila Nunes
Psicóloga: Simone das Mercês Sales de Oliveira
Enfermeira: Roseane Neres Chácara
Fisioterapeuta: Thais Luiza Abreu
Responsável Técnica: Solange Fátima F. dos Santos Brandão
Médico: Luiz Carlos Moreira
EQUIPE TÉCNICA
PARCEIROS


